A importância da mastigação

A mastigação é a função mais importante para o equilíbrio das estruturas orofaciais. Ela mantém a força dos músculos do rosto, modela a forma dos ossos e a posição dos dentes, além de ser a primeira fase da digestão dos alimentos. Por isso é tão importante cuidarmos desta função.
A mastigação aparece no primeiro ano de vida. Com o surgimento dos primeiros dentes (decíduos), a criança já ensaia movimentos de abrir e fechar a boca – neste momento, é essencial que, aos poucos, o alimento fique cada vez mais consistente para estimular a melhora da função de mastigar.
É um engano comum achar que o bebê deve comer papinhas batidas e peneiradas por muito tempo. Esse tipo de consistência não estimula a força dos músculos e o desenvolvimento dos ossos faciais. O mesmo se aplica a todas as outras faixas etárias: a consistência dos alimentos deve ser observada e cuidada. O ideal é haver variação e dar preferência a alimentos mais consistentes, que precisem ser mastigados com mais intensidade e duração.
Durante a mastigação, os lábios devem estar ocluídos, a mandíbula deve movimentar-se para cima e para baixo e fazer movimentos rotatórios, e o alimento deve ser mastigado do lado direito e esquerdo da boca. Caso haja dificuldade em alguns destes aspectos, é necessário observar a respiração, as condições dentárias, o tipo de mordida e oclusão dos dentes e procurar um profissional especializado (odontólogo e/ou fonoaudiólogo).