Perguntas mais frequentes sobre o uso da mamadeira.

É necessário dar mamadeira para a criança?
Não. O ideal é que a criança receba aleitamento natural. Assim, ela fará maior esforço, contribuindo para seu correto crescimento e desenvolvimento craniofacial.
Quando introduzir a mamadeira?
O ideal é não introduzir o uso da mamadeira, mas aleitar de forma natural, na mama. Verifique a posição e a pega da criança na mama: esses são dois importantes fatores que levam ao desmame precoce e a possível utilização da mamadeira.
Até quando usar a mamadeira?
Caso ocorra, o uso da mamadeira deve ser realizado no menor período de tempo possível. Sua retirada não deve ultrapassar os 2 anos de idade, para evitar alterações oclusais e da execução da fala, mastigação, deglutição e respiração. Frequentemente, a criança deixa de se alimentar corretamente por tomar leite na mamadeira muitas vezes ao dia – ao suprir a fome, a criança deixa de se alimentar por outras fontes.
Qual a melhor posição para a criança ser aleitada com a mamadeira?
Deve-se evitar que a criança fique deitada, pois a deglutição, nessa posição, pode levar ao escoamento de líquido para dentro da orelha, podendo causar sérias complicações. A mamadeira deve ser oferecida para a criança na posição mais ereta possível, prevenindo otites de repetição.
Qual o bico ideal de mamadeira?
Ao optarem pelo uso da mamadeira, deve-se escolher os bicos que mais respeitem a fisiologia da sucção, como os denominados fisiológicos ou ortodônticos, embora estes também possam provocar alterações dentárias. Eles não devem ser extensos, para não alterar o padrão adequado de sucção, e o orifício do bico deve ser pequeno: o leite deve apenas gotejar e não escorrer da mamadeira quando ela for virada. Os bicos devem apresentar uma face plana, que ficará em contato com a língua, e uma região côncava, em que os lábios devem se manter.
Perguntas mais frequentes sobre o uso da chupeta.
É necessário dar chupeta para a criança?

Não. O aleitamento natural é o melhor meio de evitar o uso da chupeta já que, na mama, a criança realiza movimentos vigorosos, chegando à exaustão, não havendo a necessidade de utilizar a chupeta.
A indicação de uso de chupeta, assim como da mamadeira, poderá acontecer para crianças que apresentam reflexo de sucção acentuado, mesmo após o aleitamento natural. Quando a opção for utilizar a chupeta, ela deve ser retirada quando a criança parar de sugá-la. Os pais podem ajudar nesse momento, puxando a chupeta pela argola, fazendo a criança cansar-se mais rapidamente e, então, retirá-la da boca da criança e guardá-la.
O que fazer para a criança não usar a chupeta?
O aleitamento natural é o melhor meio de evitar o uso da chupeta, pois, na mama, a criança realiza movimentos vigorosos, chegando à exaustão, não havendo a necessidade de utilizar a chupeta.
Qual o tipo de chupeta mais indicado?
Diante da decisão de utilizar a chupeta, deve-se optar pelo bico conhecido como ortodôntico, que parece ser mais anatômico. Contudo, esse tipo de bico também pode causar danos. O tamanho deve estar adequado ao tamanho da cavidade oral, portanto deve ser trocado mediante o crescimento dela. Os bicos não devem ser longos. Os escudos que sustentam o bico da chupeta devem ser côncavos, propiciando melhor encaixe dos lábios, e não devem ser grandes, para não tocar as narinas.
O uso da chupeta traz algum benefício?
A sucção da chupeta pode auxiliar crianças que apresentam o reflexo de sucção acentuado e que continuam sugando mesmo após serem aleitadas na mama. Pode também prevenir a sucção de dedo.
Quando retirar a chupeta?
O fato de acostumar a criança a só usar a chupeta enquanto estiver sugando-a efetivamente facilita a interrupção do uso posteriormente. Do ponto de vista do crescimento e desenvolvimento adequado da face, o uso da chupeta deve ser interrompido o mais precocemente possível, até, no máximo, 2 anos de idade.
Importante:
- O bebê que suga no peito da mãe aprende a respirar corretamente, ou seja, pelo nariz;
- Mamar no peito contribui para a criança ter dentes bem posicionados, além de exercitar os músculos responsáveis pela mastigação e deglutição dos alimentos;
- A sucção na mama é uma atividade que prepara a fala da criança e previne alguns problemas fonoaudiológicos e oclusais;
- Assim que o bebê parar de amamentar no seio (a partir de 06 meses de idade), deve-se introduzir o líquido no copo com bico e então fazer a transição para o copo normal.