Os padrões de normalidade do desenvolvimento de linguagem, em função da idade, são os seguintes:
IDADE (meses) | PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM |
0 a 3 | – Vocalizações (repetições de vogais e sons guturais) não linguísticas. Essas produções têm pouca influência da língua-mãe. – Sorriso reflexo. – Apresenta movimentos corporais bruscos ou acorda ao ouvir estímulo sonoro. – Aquieta-se com a voz da mãe. – Procura fonte sonora com movimentos oculares. |
3 a 6 | – As vocalizações começam a adquirir algumas características de linguagem, ou seja, entonação, ritmo e inicia-se a modulação de ressonância. – A fase de falação aparece por volta dos 3 a 4 meses e se distingue por sua fonação lúdica . A criança sente prazer em balbuciar (brincar com os órgãos fono-articulatórios). – Pára de chorar ao ouvir música. – Começa a voltar a cabeça em direção a um som lateral e próximo. |
6 a 9 | – Pré-conversação. A criança vocaliza principalmente durante os intervalos em que é deixada livre pelo adulto, e também encurta suas vocalizações para dar lugar as respostas do adulto. – Localiza diretamente a fonte sonora lateralmente e indiretamente para baixo. – Responde quando chamada. – Repete sons para escutá-los. |
9 a 12 | – Localiza diretamente a fonte sonora para baixo. – Reage paralisando a atividade quando a mãe fala “não”. – Vocaliza na presença de música. – Compreende algumas palavras familiares, por ex.: “mamãe, “papai”, “nenê”. – Compreende ordens simples, por ex.: “bate palmas” e dar “tchau”. – Vocalizações mais precisas e melhor controladas quanto a altura tonal e a intensidade. — Agrupa sons e sílabas repetidas `a vontade. – Pede, recebe objetos e oferece-os de volta. – Usa gestos indicativos. – Surge a primeira palavra, muitas vezes não inteligível. |
12 a 18 | – Surgem as primeiras palavras funcionais que, em geral, se dá um prolongamento semântico, por ex.: chama “cachorro” a todos os animais. – Crescimento quantitativo de compreensão e produção de palavras. – Localiza fonte sonora indiretamente para cima. – Gosta de música. – Compreende verbos que representam ações concretas (dá, acabou, quer). – Identifica objetos familiares através de nomeação. – Identifica parte do corpo em si mesma. – Utiliza-se de palavra-frase (usa uma palavra que corresponde a um enunciado completo). – Repete palavras familiares. – Tenta contar. |
18 a 24 | – Surgimento de frases de dois elementos. – Localiza fonte sonora em todas as direções. – Presta atenção e compreende estórias. – Identifica parte do corpo no outro. – Inicia o uso de frases simples. – Usa gesto representante. – Usa o próprio nome. |
2 a 3 anos | – Iniciam-se sequências de três elementos, por ex.: “nenê come pão” (fala telegráfica. – Aponta gravura de objeto familiar descrito por seu uso. – Identifica objetos familiares pelo nome e uso. – Aponta cores primárias quando nomeadas (vermelho, azul, amarelo…) – Compreende o “Onde? ” “Como?” – Pergunta o que? – Nomeia ações representadas por figuras. – Refere-se a si mesmo na 3ª pessoa. – Combina objetos semelhantes. – Constitui frase gramatical simples (com verbos, preposições, adjetivos e advérbio de lugar). |