O QUE É ESPERADO PARA CADA ETAPA DO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM?

Os padrões de normalidade do desenvolvimento de linguagem, em função da idade, são os seguintes:

IDADE (meses)PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM
0 a 3– Vocalizações (repetições de vogais e sons guturais) não linguísticas. Essas produções têm pouca influência da língua-mãe.
– Sorriso reflexo.
– Apresenta movimentos corporais bruscos ou acorda ao ouvir estímulo sonoro.
– Aquieta-se com a voz da mãe.
– Procura fonte sonora com movimentos oculares.
3 a 6– As vocalizações começam a adquirir algumas características de linguagem, ou seja, entonação, ritmo e inicia-se a modulação de ressonância.
– A fase de falação aparece por volta dos 3 a 4 meses e se distingue por sua fonação lúdica . A criança sente prazer em balbuciar (brincar com os órgãos fono-articulatórios).
– Pára de chorar ao ouvir música.
– Começa a voltar a cabeça em direção a um som lateral e próximo.
6 a 9– Pré-conversação. A criança vocaliza principalmente durante os intervalos em que é deixada livre pelo adulto, e também encurta suas vocalizações para dar lugar as respostas do adulto.
– Localiza diretamente a fonte sonora lateralmente e indiretamente para baixo.
– Responde quando chamada.
– Repete sons para escutá-los.
9 a 12– Localiza diretamente a fonte sonora para baixo.
– Reage paralisando a atividade quando a mãe fala “não”.
– Vocaliza na presença de música.
– Compreende algumas palavras familiares, por ex.: “mamãe, “papai”, “nenê”.
– Compreende ordens simples, por ex.: “bate palmas” e dar “tchau”.
– Vocalizações mais precisas e melhor controladas quanto a altura tonal e a intensidade. — Agrupa sons e sílabas repetidas `a vontade.
– Pede, recebe objetos e oferece-os de volta.
– Usa gestos indicativos.
– Surge a primeira palavra, muitas vezes não inteligível.
12 a 18– Surgem as primeiras palavras funcionais que, em geral, se dá um prolongamento semântico, por ex.: chama “cachorro” a todos os animais.
– Crescimento quantitativo de compreensão e produção de palavras.
– Localiza fonte sonora indiretamente para cima.
– Gosta de música.
– Compreende verbos que representam ações concretas (dá, acabou, quer).
– Identifica objetos familiares através de nomeação.
– Identifica parte do corpo em si mesma.
– Utiliza-se de palavra-frase (usa uma palavra que corresponde a um enunciado completo).
– Repete palavras familiares.
– Tenta contar.
  18 a 24– Surgimento de frases de dois elementos.
– Localiza fonte sonora em todas as direções.
– Presta atenção e compreende estórias.
– Identifica parte do corpo no outro.
– Inicia o uso de frases simples.
– Usa gesto representante.
– Usa o próprio nome.
2 a 3 anos– Iniciam-se sequências de três elementos, por ex.: “nenê come pão” (fala telegráfica.
– Aponta gravura de objeto familiar descrito por seu uso.
– Identifica objetos familiares pelo nome e uso.
– Aponta cores primárias quando nomeadas (vermelho, azul, amarelo…)
– Compreende o “Onde? ” “Como?”
– Pergunta o que?
– Nomeia ações representadas por figuras.
– Refere-se a si mesmo na 3ª pessoa.
– Combina objetos semelhantes.
– Constitui frase gramatical simples (com verbos, preposições, adjetivos e advérbio de lugar).

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