AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM

A Aquisição de Linguagem é o processo pelo qual a criança passa para aprender a sua língua materna. Há três tipos de alterações da linguagem:

Atraso:​ Quando a progressão na linguagem acontece na sequência correta, mas de maneira mais lenta, equivalente a de uma criança de idade inferior.
Dissociação:​ Quando há uma diferença significativa entre a evolução da linguagem e as outras áreas de desenvolvimento da criança.
Desvio:​ Quando o padrão de desenvolvimento é mais alterado, resultado de uma aquisição de linguagem qualitativamente atípica. Ocorre mais comumente em crianças que se encontram no espectro do autismo.

Para que a criança desenvolva sua linguagem, são necessários aspectos tanto físicos (estruturas envolvidas no processo de fala íntegras, como o sistema nervoso central, o aparelho fonador, etc) quantos aspectos do meio ambiente (estímulos provenientes do meio social, segurança física e afetiva, entre outros).

1 a 3 meses Comunica-se com o meio por variações na entonação do choro e dos sonzinhos que emite. Chora, emite alguns sons e dá gargalhadas. Sorri quando alguém fala de frente pra ela.
4 a 6 meses Grita, emite alguns sons num ritmo como se conversasse. Presta atenção enquanto alguém está falando e  vocaliza.
7 a 11 meses Emite alguns sons, repete palavras simples, bate palmas, aponta o que quer e dá tchau.
12 meses Fala as primeiras palavras e imita a ação de outras pessoas. Aumenta a interação verbal por meio de balbucio e palavras simples. Identifica o próprio nome quando é chamada. Entende ordens simples como “dá tchau”, “bata palmas”.
18 meses Começa a formar frases curtas com 2 ou 3 palavras, como “dá água”, “quer tetê”
2 anos Compreende e emite frases simples. Pergunta nome e funções.
3 anos É possível entender tudo que a criança fala, apesar de ainda apresentar alguns erros, especialmente gramaticais.
4 anos Inventa histórias, entende regras e jogos simples.
5 anos Fala corretamente frases completas e todos os sons da língua.

Letras

Fonemas

Idade

B, M

/b/, /m/

1 ano e 6 meses

P, T, D, N

/p/, /t/, /d/, /n/

2 anos

K, G, NH

/k/, /g/, /ɲ/

2 anos e 6 meses

F, V, S, Z

/f/, /v/, /s/, /z/

3 anos

CH, J

 /ʃ/, /Ʒ/

3 anos e 6 meses

L, LH, RR (R do rato)

Arquifonema S (as, es, is, os, us)

Arquifonema R (ar, er, ir, or, ur)

/l/, /λ/, /R/

Arquifonema /S/

Arquifonema /R/

4 anos

R (R da arara)

Grupos com L (pl, bl, cl, gl, fl)

Grupos com R (pr, br, cr, gr, fr…)

/r/
Grupos consonantais com /l/

Grupos consonantais com /r/

5 anos

 

PERDAS AUDITIVAS

LEVE

Dificuldade para ouvir e entender conversas quando em tom mais baixo, principalmente o som de algumas consoantes.

Pode não representar maiores agravos ao desenvolvimento, mas sempre são necessárias avaliações otorrinolaringológicas e fonoaudiológicas.

MODERADA

Dificuldade em entender conversas quando em tom normal ou quando há barulho no ambiente, principalmente em grupo.

O desenvolvimento da fala e da linguagem geralmente encontra-se afetado. Na maioria dos casos, é indicado o uso de aparelhos auditivos e terapia fonoaudiológica.

SEVERA

Somente entende a conversa quando as pessoas estão próximas e falando em tom mais alto.

O desenvolvimento da fala e da linguagem é prejudicado. Torna-se indispensável o uso de aparelhos auditivos e/ou implante coclear, além de terapia fonoaudiológica e envolvimento da família para melhor adaptação e reabilitação da pessoa.

PROFUNDA

Não escuta e não desenvolve de maneira efetiva a linguagem oral.

Com uso de aparelhos auditivos, a linguagem e a fala geralmente se desenvolvem de maneira lenta e com dificuldades e, muitas vezes, com o apoio da leitura orofacil. A pessoa geralmente apresenta melhor desempenho com o implante coclear.

O QUE A FONOAUDIOLOGIA TRATA EM RELAÇÃO À AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM?

As causas mais frequentes para o atraso da aquisição de linguagem são:

  • Estimulação ambiental deficiente
  • Bilinguismo
  • Fatores hereditários
  • Problemas orgânicos
  • Distúrbios emocionais

COMO A FONOAUDIOLOGIA PODE AJUDAR?

A Fonoaudiologia diagnostica e trata alterações de aquisição de linguagem através de:

  • Terapia da fala (desvios fonéticos e fonológicos);
  • Terapia de voz (disfonias);
  • Terapia de motricidade oral (distúrbios de alimentação, respiração e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios);
  • Terapia de linguagem oral (expressão e/ou recepção de linguagem);
  • Terapia de linguagem escrita (dislexias, disortografias e disgrafias).
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